BOAS VINDAS

SEJAM BEM-VINDOS AO BLOG DA ESCOLA JOANA MARQUES BEZERRA.OBRIGADO PELA VISITA.

sábado, 18 de maio de 2013

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Leitura e escrita

Alunos do 8º ano da Escola Joana Marques Bezerra confeccionam livro artesanal

Os alunos do 8º ano da E.E.F.Profª Joana Marques Bezerra vem desde o início do primeiro semestre letivo do ano em curso trabalhando na confecção de um livro artesanal. A iniciativa partiu do professor de Língua Portuguesa e Produção Textual Geovani Alves, que usou a metodologia como forma de incentivo à leitura e a escrita.

A coletânea “Meu tipo inesquecível” foi produzida com o intuito de mostrar à escola e à própria comunidade, as produções dos alunos do 8° ano, elaboradas a partir de relatos de experiências vividas por eles, às emoções e os momentos que passaram com pessoas inesquecíveis, não é à toa que a coletânea é intitulada “Meu tipo inesquecível”. Foram cerca de dois meses de trabalho. 

"Inicialmente trabalhou-se o gênero relato de memória, depois foi sugerido que os alunos montassem um boneco de papel que representassem sua pessoa inesquecível, e ali eles iriam descrever virtudes dessas pessoas. Após essa atividade, foi solicitada a produção do relato de memória. Todos os textos foram digitados pelos alunos e a coletânea foi confeccionada com papel reciclado e acrescentadas fotos que representam cada relato"- afirma o professor Geovani.

O trabalho agora enriquece o acervo bibliotecário e pode ser lido por todos os alunos. A escola parabeniza aos alunos e professores que desenvolvem iniciativas inovadoras com intuito de despertar o gosto pelo aprendizado. Parabéns!!!

terça-feira, 14 de maio de 2013

Eleição pró grêmio

Escola Joana Marques Bezerra dá exemplo de cidadania

 

Desde a última semana de abril do corrente ano, a escola Joana Marques, da praia de Barreiras, município de Icapuí, vive intenso período de mobilização e articulação dos alunos do segundo segmento (6º ao 9º anos) em função da eleição do novo grêmio estudantil. Inicialmente, o diretor da escola, o Sr. Antônio José e o coordenador dos conselhos e grêmios da Secretaria Municipal da Educação, Wellington de Lima, procuraram despertar no alunado o desejo e a importância do protagonismo juvenil.

Após esse incentivo inicial, os alunos começaram a se organizar para compor chapas  pró grêmio. Três chapas foram lançadas sendo a chapa I encabeçada pelo aluno Israel do 9º ano, a chapa II pela aluna Janaina do 8º ano e a chapa III pela aluna Arlete do 7º ano. Em cada chapa há representantes de alunos de todas as turmas do 6º ao 9º anos.

Ontem, dia 13 de maio, os alunos foram para a quadra da escola, onde lá, o candidato a presidente de cada chapa concorrente fez a sua campanha, apresentou a composição e as propostas de trabalho de sua chapa. Esse momento tirou aplausos da plateia e já se teve uma prévia da chapa que parecia ser mais simpática a maioria do alunado. Um verdadeiro exercício de cidadania!

Hoje, dia 14 de maio, ocorreu a eleição pró grêmio. A turma do 6º ano foi a primeira a votar sendo seguida do 7º, 8º e 9º anos. Durante a votação, os alunos demonstravam certa ansiedade parecia até que estavam votando para a escolha do prefeito da cidade. Final de votação, feita a contagem dos votos ficou assim o resultado:

Chapa I-Geração consciente composta pelos alunos Israel, Jésica, Rita, Susi, Vitória, Thiago e Andrielle com 41 votos.
Chapa II-Heróis da fé composta pelos alunos Janaína, Sheila Mires, Tamires, Michele, Melke, Marlene e Flávio com 25 votos
Chapa III- Força Jovem composta pelos alunos Arlete, Gabriela, Maiane, Misael, Wedson, Victor e Suiane com 36 votos
A eleição contou com 104 votantes sendo 102 votos válidos, 01 nulo e 01 em branco.

Diante do exposto percebe-se que a CHAPA I foi a vencedora e, portanto, logo tomará posse como o novo grêmio da escola eleito democraticamente pelo voto direto e secreto. A escola parabeniza a todos os participantes que se envolveram nesse processo, considerado um ato de democracia e um exercício de cidadania. PARABÉNS!!!