BOAS VINDAS

SEJAM BEM-VINDOS AO BLOG DA ESCOLA JOANA MARQUES BEZERRA.OBRIGADO PELA VISITA.

sábado, 21 de abril de 2012

Casos de gripe suína no Ceará batem recorde em 2012

Suzane Saldanha | 20h08m | 20.04.2012


Em 2012, a doença foi registrada em 74,5% de pacientes do sexo feminino
ARQUIVO
O número de casos de gripe suína (H1N1) no Ceará atingiu índices alarmantes. Em 2012,  o Estado bateu o recorde de registros da doença, desde que foi registrado o primeiro caso em 2009.  Em apenas quatro meses deste ano já foram confirmados 86 casos, o número em 2009 chegou a 72 casos em todo o ano.
De acordo com o boletim divulgado nesta sexta-feira (20) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), foram confirmados mais dez casos da doença nesta semana.
Segundo a Sesa, a Influenza A foi confirmada em nove municípios do Ceará: Fortaleza, Beberibe, Aracati, Horizonte, Caucaia, Russas, Mosenhor Tabosa e Cascavel.  
Três óbitos
Em todo o Ceará, três pessoas já morreram com a doença. O primeiro óbito aconteceu em Fortaleza, com uma paciente gestante, de 27 anos e não vacinada.
O segundo óbito ocorreu em Beberibe, em paciente com 15 anos, não vacinada e sem fatores de risco e o terceiro óbito foi registrado em Monsenhor Tabosa, 30 anos, não vacinada e que possuía o fator de risco. 
A gripe no Ceará atingiu pessoas com idade entre 25 e 17 anos. Em 2012, a doença foi registrada em 74,5% de pacientes do sexo feminino com idade fértil, de 10 a 49 anos de idade e, destas, 50% eram gestantes.
Sintomas
A influenza ou gripe é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global.
O quadro clínico da influenza tem início abrupto, com febre 38ºC, tosse seca, dor de garganta, mialgia, dor de cabeça e prostração, com evolução autolimitada, de poucos dias.
Em crianças, idosos, gestantes ou pessoas com alguma condições crônicas, a
evolução do quadro gripal pode apresentar complicações, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave, caracterizada por dispneia (falta de ar) e necessidade de hospitalização, devido àinsuficiência respiratória.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

E.E.F.PROFª JOANA MARQUES BEZERRA

Resultado da eleição pro grêmio 2012



Profº Antônio José

Encerrada a votação às 14h desse dia 20 de abril e num clima de muita expectativa, o coordenador dos conselhos e grêmios da SEMEC Wellington Carlos de Lima juntamente com a direção e alunos representantes das duas chapas concorrentes realizaram a contagem dos votos que ficou assim:
CHAPA I
INTEGRANTES:
Presidente-Thalia
Secretária-Raquel
Tesoureiro-Marcelo
Diretor de Esporte-Dênis
Diretor de Arte-Kelton
Diretor de Ciências, Tecnologia e Meio Ambiente-Tereza Letícia
Suplente-Jéssica
RESULTADO: 43 VOTOS

CHAPA II
INTEGRANTES:
Lilian Daiana-presidente
Janaina-secretária
Jéssica-tesoureira
Diretor de esporte-Artêmio
Diretor de Arte-Rita Rani
Diretor de Ciências, Tecnologia e Meio Ambiente-Maxsuell
Suplente-Dalila Martins
RESULTADO: 59 VOTOS
Portanto, a vencedora é a chapa II para o exercício de 2012. A posse está prevista para o dia 04 de maio no Centro da Juventude. A escola parabeniza o empenho de todos e deseja sucesso ao novo grêmio.PARABÉNS!!!

  
E.E.F.PROFª JOANA MARQUES BEZERRA

Eleição pro grêmio: um exercício de cidadania


Profº Antônio José

A E.E.F. Profª  Joana Marques Bezerra realiza nesse dia 20 de abril a eleição pro novo grêmio estudantil. Esse momento se constitui num verdadeiro exercício de cidadania para os nossos jovens. São duas chapas concorrentes, uma encabeçada pela aluna Thalia e a outra pela aluna Daiana, ambas do 9º ano da referida escola. A eleição acontece em clima de muita expectativa e tem o acompanhamento do coordenador dos grêmios e conselhos da SEMEC Wellington Carlos de Lima bem como da direção escolar.

A escola tem dado todo apoio a esse evento, por entender e reconhecer a importância de uma organização estudantil atuante. Um grêmio democrático capaz de ser um elo entre os alunos, o corpo docente e técnico-administrativo; que apresente propostas e sugestões concretas para minimizar os problemas da escola; que desenvolva o espírito de solidariedade e cooperação entre os estudantes; que promova atividades recreativas, culturais, desportivas, literárias e educacionais, estimulando a união de toda classe estudantil, mas, sobretudo, que possa unir a classe, tornando-a mais participativa e consciente de seus direitos e deveres.

Nesse sentido, a escola estimula e proporciona oportunidades para que se desenvolva o protagonismo juvenil e, tem sido assim, durante todo o processo de eleição com mobilização dos estudantes, lançamento de chapas, apresentação de propostas, discussão e aprofundamento do que representa um grêmio atuante na escola. Esse incentivo, oportunidades e espaço não faltarão uma vez que primamos por uma gestão democrática que deseja construir um ensino de qualidade, uma nova imagem da instituição de ensino onde o prazer de estudar seja um imperativo no cotidiano escolar. E essa construção, imprescindivelmente, passa pela responsabilidade e compromisso de todos os que fazem a educação.

Com essa visão, estamos trabalhando incansavelmente para que o aprendizado aconteça de forma efetiva e atinja todas as potencialidades de nossos educandos. Aproveito a oportunidade para parabenizar a todos os estudantes que estão elegendo, pelo voto direto, o novo grêmio da escola, bem como aqueles que voluntariamente se entusiasmaram para lançar sua chapa pro grêmio. Ainda hoje, dia 20 de abril, estaremos divulgando nesse espaço o resultado final da eleição. Aguardem!

quarta-feira, 18 de abril de 2012



A E.E.F.Profª Joana Marques Bezerra estará elegendo no próximo dia 20 de abril o seu novo GRÊMIO ESTUDANTIL.Queira saber mais sobre esse assunto para uma escolha consciente e responsável.

O que é o Grêmio Estudantil?

     O Grêmio é a organização que representa os interesses dos estudantes na escola. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade.

     O Grêmio é também um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos.

Objetivos

Por isso, é importante deixar claro que um de seus principais objetivos é contribuir para aumentar a participação dos alunos nas atividades de sua escola, organizando campeonatos, palestras, projetos e discussões, fazendo com que eles tenham voz ativa e participem – junto com pais, funcionários, professores, coordenadores e diretores – da programação e da construção das regras dentro da escola.

Para resumir: um Grêmio Estudantil pode fazer muitas coisas, desde organizar festas nos finais de semana até exigir melhorias na qualidade do ensino. Ele tem o potencial de integrar mais os alunos entre si, com toda a escola e com a comunidade.


Por que um Grêmio na escola?

     Em todo lugar sempre tem algo importante a ser melhorado ou construído. Na sua escola, com certeza, não é diferente.

     O Grêmio Estudantil é uma das primeiras oportunidades que os jovens têm de participar da sociedade. Com o Grêmio, os alunos têm voz na administração da escola, apresentando suas idéias e opiniões.

     Mas toda participação exige responsabilidade! Um Grêmio Estudantil compromissado deve procurar defender os interesses dos alunos, firmando, sempre que possível, uma parceria com todas as pessoas que participam da escola. 

     É importante trabalhar principalmente com os diretores, coordenadores e professores. Somente assim o Grêmio atuará verdadeiramente em benefício da escola e da comunidade.

Qual grêmio desejamos?

     O grêmio estudantil se constitui em uma representação legítima e democrática dos estudantes. Mas, podem ocorrer diferentes formas de organização e atuação destas entidades estudantis. Elenita Paulino, no audiovisual “Grêmio Estudantil: o estudante participa?”, do Centro Gaucho de Audiovisuais-1988, faz uma análise em relação aos diversos tipos de grêmios existentes, com suas caracterizações. 
Cito-os:

Autoritário ou ditatorial:

     É aquele que reproduz na escola o sistema autoritário e capitalista que a sociedade atual nos apresenta através dos seus políticos corruptos, dos meios de comunicação alienantes (...). É um tipo de grêmio que não permite a participação, não está voltado para os interesses da maioria dos alunos (...)

Paternalista ou centralizador:

     Este é do tipo ‘demônio com cara de anjo’. Tem várias características do autoritário. Mas é mais difícil de percebê-las. Ele se apresenta como ‘bonzinho’, compreende a todos, se preocupa com tudo, mas não deixa ninguém participar, porque acha que só ele tem capacidade para fazer alguma coisa, que os estudantes são estúpidos, e se ele não centralizar tudo, a coisa não anda.

Liberal ou despreocupado:

     É o grêmio que desperta simpatia na maioria despolitizada. Não é autoritário e também não faz tudo sozinho. Todo mundo manda e desmanda. Não tem nenhum programa. É dos tais que diz: ‘vamos deixar assim como está para ver como é que fica’. E acaba virando uma bagunça organizada.

Festivo:

     É o que passa o tempo de sua gestão preocupado em organizar bailes, torneios, gincanas etc. Mas está completamente por fora das necessidades dos estudantes. É totalmente despolitizado. O negócio dele é festa. Por isso não ‘incomoda’ ninguém e todo mundo ‘dança a música que a educação alienante quer’.

Democrático:

     De todos os tipos de grêmios estudantis, hoje, em nossas escolas, este é o mais difícil de ser encontrado. E isso não acontece por mero acaso, mas por conseqüência de todo um processo histórico de repressão, de alienação e miséria, que fez de nossa geração uma geração de cegos, surdos e mudos. Este tipo raro pode ser identificado pela sua postura no serviço que presta aos estudantes. É eleito por voto direto da maioria. Elabora seu programa de atividades em cima das necessidades concretas apresentadas em assembléia estudantil. Promove eventos que despertem a consciência crítica e incentivem a participação e organização do Movimento Estudantil (ME). Presta conta de seus atos periodicamente. Não toma nenhuma decisão sozinho. É autônomo e apartidário.

     Tem consciência da importância do seu papel na construção de uma nova educação e sociedade. Por isso busca a conscientização, participação e organização de todos os estudantes, colocando-se a seu serviço”.

     Diante das principais formas com que um grêmio estudantil pode se apresentar, cabe a cada estudante escolher de que maneira a entidade estudantil que dirige pode atuar. Será que autoritária, não permitindo de forma concreta a participação dos colegas? Paternalista, que centraliza todas as ações e atividades em torno de uma pequena diretoria, subestimando a capacidade dos demais colegas em contribuir com a entidade? Liberal, que permite a participação de todos, mas ao mesmo tempo não dispõe de um programa mínimo administrativo que permita identificar uma linha de atuação? Grêmio festivo, que proporciona lazer, mas se distancia das necessidades básicas do aluno e de sua formação política? Ou grêmio democrático, que busque a conscientização, participação e organização de todos os estudantes na construção de uma nova educação e de uma sociedade mais justa e igualitária?

Grêmio que desejamos

- Que colabore na construção da comundiade escolar, como elo entre alunos, o corpo docente e técnico-administrativo;
- Que, junto com a direção da unidade de ensino e professores, busque as mudanças necessárias para a educação;
- Que apresente propostas e sugestões concretas para minimizar os problemas da escola e da comunidade na qual esteja inserido;
- Que desenvolva o espírito de solidariedade e cooperação entre os estudantes e a escola;
- Que promova atividades recreativas, culturais, desportivas, literárias e educacionais, estimulando a união de toda a classe estudantil;
- Que crie mecanismos que possibilitem incentivar, desenvolver e estimular o estudante em sua vida educacional, social e profissional. Mas, sobretudo, que possa unir a classe, tornando-a mais participativa e consciente de seus direitos e deveres.

Faça parte desse grupo

     Participar é importante para poder transformar. Se não estamos satisfeitos com alguma coisa, podemos propor alternativas e participar na sua transformação. Se estamos contentes com algo, podemos participar na sua divulgação e contribuir para que outras pessoas aprendam com nossa experiência. Isso é exercício de cidadania.

     Por isso é muito importante aprendermos a participar organizadamente das atividades da sociedade, da nossa comunidade e da nossa escola. E a melhor forma de aprender a participar é participando, ou seja, aproveitando as oportunidades que aparecem ou mesmo criando-as.

     Quanto mais estimulamos a colaboração e a solidariedade dentro da escola e em nossa comunidade, mais estaremos participando da construção de uma cidadania ativa, consciente e responsável. 

     Esse é o desafio do GRÊMIO LIVRE ESTUDANTIL.

     PARTICIPE!


domingo, 15 de abril de 2012

E.E.F. PROFª JOANA MARQUES BEZERRA

Núcleo Gestor conversa com prefeito Jerônimo



Profº Antônio José

Alguns integrantes do núcleo gestor da escola Joana Marques Bezerra estiveram com o prefeito Jerônimo nessa manhã do dia 15 de abril, onde na ocasião, o apresentaram algumas reivindicações de interesse de toda comunidade escolar e local. Entre  elas está a manutenção da quadra esportiva da escola, a regularidade da merenda escolar, a pintura do nome da instituição...

O prefeito esteve o tempo todo sensível as solicitações e já deu alguns encaminhamentos para a próxima semana no que tange a poda da árvore que está sobreposta a coberta da quadra acarretando possíveis danos a estrutura metálica e comprometendo a segurança dos usuários no espaço supra mencionado.

Em relação a merenda escolar é notório a importância e a permanência da municipalização da mesma e o prefeito demonstrou está aberto para o diálogo sobre o assunto. Estaremos conversando sobre o tema na semana seguinte e esperamos ser um diálogo produtivo com encaminhamentos oportunos e significativos para toda comunidade escolar.

Quanto a pintura do nome da escola, o prefeito já se comprometeu em falar na próxima semana com profissionais da área para efetivar a sua realização. Essa conversa com o gestor municipal nos possibilitou acreditar mais ainda na predisposição e compromisso de sua pessoa em resolver os problemas do município.

Agora vamos aguardar e acompanhar os encaminhamentos anunciados para que possamos está divulgando nesse espaço o que está ou não sendo realizado. O nosso trabalho reconhece as boas ações, porém denuncia a morosidade e a devida falta de atenção às necessidades educacionais de nosso povo. Já dizia o saudoso Paulo Freire: “A nossa prática deve ser um testemunho autêntico de nosso discurso”.