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terça-feira, 21 de agosto de 2012

Brasil tem taxa de reprovação de 9,6% no Ensino Fundamental



Publicado em Segunda, 11 Junho 2012 15:53
Escrito por Jornal Registra

Segundo dados do Inep, Sergipe (19,5%), Bahia (18,5%), Alagoas (15,2%), Rio Grande do Norte (14,9%) e Rondônia (14,2%) são os estados com maior com maior índice total de reprovação neste ciclo do ensino básico, de nove anos. Em todo o Brasil, o Ensino Fundamental teve taxa média de reprovação de 9,6%.

As redes estaduais da Bahia e Sergipe também têm os piores índices do país: 26,6% e 22,5%, respectivamente. Os estados com menores taxas são Mato Grosso (3,6%), Santa Catarina (4,4%), São Paulo (4,9%), Minas Gerais (7,3%) e Goiás (7,6%).

Alunos atrasados em relação à série que cursa é realidade dos estados do Norte e Nordeste. No Pará, por exemplo, quase 40% dos alunos do Ensino Fundamental não cursam a série adequada para sua idade, enquanto a média nacional é de 23,6%. No Ensino Médio, o problema atinge quase 60% dos alunos paraenses.

Pela legislação que organiza a oferta do ensino no país, a criança deve ingressar aos 6 anos no 1° ano do Ensino Fundamental e concluir a etapa aos 14. Na faixa etária dos 15 aos 17 anos, o jovem deve estar matriculado no Ensino Médio.

De 2008 a 2010, o percentual de alunos que não estão na série adequada registrou leve alta. A taxa passou de 22,1% no Ensino Fundamental, em 2008, para 23,6% em 2010. No Ensino Médio, o percentual era de 33,7% em 2008 e chegou a 34,5% no ano passado.

Na outra ponta, o estado com a menor taxa de distorção idade/série no ensino fundamental é São Paulo: 8,4% dos alunos desta etapa não cursam a série adequada a sua idade. Em seguida aparecem Paraná (14,8%) e Santa Catarina (15,2%). As três unidades da federação também têm os menores índices no Ensino Médio, sendo os estudantes catarinenses os com melhor resultado: 16,4% estão atrasados na escola.

FONTE: http://www.jornalregistra.com/educacao

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