BOAS VINDAS

SEJAM BEM-VINDOS AO BLOG DA ESCOLA JOANA MARQUES BEZERRA.OBRIGADO PELA VISITA.

sábado, 6 de abril de 2013

A escola que queremos e estamos construindo

A escola que queremos e estamos construindo



A escola que queremos e estamos construindo é aquela que desperta em cada criança, adolescente, o desejo incansável de aprender. Que não se limita a quatro paredes, mas que transpõe os seus muros e se abre para o mundo. Que pensa a educação na perspectiva das suas múltiplas dimensões, da integralidade humana, que não só educa a mente, mas também os sentimentos, as emoções.

A escola que queremos e estamos construindo é aquela que caminha na contramão das injustiças, preconceito, violência, desigualdades, discriminação, que não se cansa de cultivar os valores, os princípios, a ética, de valorizar e conviver respeitosamente com as diferenças e não de transformá-las em desigualdades. A escola que sonha com um mundo mais justo, humano, fraterno onde de fato e de direito as pessoas possam viver com plena cidadania.

 A escola que queremos e estamos construindo é uma escola viva, dinâmica, ousada que não tenha medo de inovar, que não transforma dificuldades em problemas, mas em oportunidades. É uma escola preocupada com a sustentabilidade do planeta, com a construção de espaços onde a criança sinta prazer na sua chegada e não pense na sua saída. É a escola que permita o acesso ao conhecimento historicamente construído, mas sem perder a oportunidade de resignificá-lo, de contextualizá-lo, de enxergá-lo de forma interdisciplinar.

 A escola que queremos e estamos construindo é a escola das parcerias, da integração com a comunidade, do ensino voltado para a formação de um cidadão crítico, autônomo, capaz de perceber a essência da sua realidade e intervir para transformá-la. É uma escola para além da neutralidade, com posições firmes e conscientes, defensora da justiça social e denunciadora do silêncio alienante.

 A escola que queremos e estamos construindo é aquela onde todos os profissionais estejam satisfeitos e tenham prazer naquilo que faz. Assumam suas responsabilidades com satisfação e não com sacrifício. É a escola onde cada um dá o melhor de si para a construção de um projeto sonhado junto, coletivamente. É a escola que não só discursa, mas vivencia relações democráticas de gestão primando, sobretudo, pela coerência, diálogo, autonomia.

Sim, a escola que queremos e estamos construindo é aquela que zela pela sua imagem, que cuida das suas relações interpessoais, busca incessantemente a unidade, fortalece a sua identidade e promove a cultura da paz. É a escola que ajuda o município, o estado, o país a se tornar um referencial para o mundo, não porque tenha a pretensão de ser a melhor, mas porque assume o desafio de não ser a mesma.

Finalmente, essa é a escola que queremos e estamos construindo, mas se ainda assim, ela não é a escola necessária para as nossas crianças, os nossos jovens, então já não somos os profissionais necessários para que ela exista.

Antônio José

Diretor da E.E.F.Profª Joana Marques Bezerra.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

E.E.F.PROFª JOANA MARQUES BEZERRA

ANIVERSÁRIO COLETIVO-MÊS DE MARÇO

ALGUMAS IMAGENS







A todos os aniversariantes do mês: Lucileide, Sileuza, Luan e Simone nossos sinceros votos de felicidade e prosperidade. Que Deus vos abençoe hoje e sempre. Parabéns!!!

Escola Joana Marques festeja a Páscoa com as crianças




A E.E.F.Profª Joana Marques Bezerra festejou a Páscoa nesta sexta-feira, dia 05 de abril, com as crianças do primeiro segmento do ensino fundamental. A Páscoa entendida como um momento de renascimento, transformação, esperança, vida nova...e não como símbolo de mercantilização.

Na ocasião, as crianças assistiram vídeo sobre a história da Páscoa, participaram de caracterização de personagens como o coelhinho de Páscoa, receberam lanche e lembrancinhas  produzidos especialmente para o momento.

A comemoração proporcionou  envolvimento e alegria de várias crianças bem como dos funcionários que também entraram no clima pascoal. Confira as imagens a seguir da  comemoração onde o espírito de confraternização e alergria é a tônica, a razão de ser desse momento festivo.















"Não fazemos tudo o que pudemos, mas pudemos tudo o que fazemos"