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sábado, 16 de junho de 2012

E.E.F.PROFª JOANA MARQUES BEZERRA

 REUNIÃO DE PAIS E MESTRES


Na tarde do dia 15 de junho, a nossa escola realizou reunião com pais e mestres onde na ocasião foram dados informes importantes em relação ao fardamento escolar, festejo junino e projetos desenvolvidos na escola no ano de 2012. Além disso, foi apresentado o rendimento escolar do 1º bimestre e realizada prestação de contas de recursos financeiros administrados pela Unidade Executora. A reunião ainda possibilitou diálogo dos professores com os pais e assinatura de boletins referente ao 1º período do ano letivo.

Quanto ao fardamento escolar, a direção relembrou acordo feito anteriormente com os pais no qual se assumiu compromisso de adquirir o uniforme escolar em tempo determinado. A medida visa à organização e identificação dos discentes e por extensão do ambiente escolar. Espera-se que a partir de agosto se tenha mais de 80% dos alunos fardados, o que representa para a escola um relevante avanço.

No que diz respeito aos projetos implementados na escola, a SEMEC através do Departamento de Cultura está levando para as escolas o projeto CULTURA NAS ESCOLAS com aulas de dança, música, teatro e artes plásticas. A nossa escola está oferecendo aos alunos aula de flauta, violão e dança, sempre no contra turno. Somando-se a isso, o governo do estado do Ceará com anuência da escola vai desenvolver a partir de agosto do corrente o PROJETO SEGUNDO TEMPO. Esse, por sua vez, objetiva desenvolver potencialidades nas diferentes modalidades desportivas.

No que tange ao rendimento escolar do 1º bimestre desse ano de 2012, a escola está ciente de que algumas turmas, por exemplo, 4º, 6º,7º e 9º anos tiveram um ótimo desempenho, porém turmas como o 5º, 8º e EJA I não foram tão bem como as demais. Esse diagnóstico deve pelo menos nos incomodar a ponto de que escola, família e sociedade civil organizada possam pensar estratégias, que uma vez utilizadas, sejam capazes de ajudar na melhoria dos resultados críticos e indesejáveis.

E por fim, tendo em vista uma gestão escolar democrática e transparente, a direção apresentou para a comunidade escolar receitas e despesas referentes a recursos financeiros até então administrados. Após a prestação de contas, os pais se dirigiram para as salas de aula, onde na oportunidade, conversaram pessoalmente com os professores e realizaram assinatura de boletins.

A direção deixa nesse espaço mais um agradecimento a todos que se fizeram presentes na referida reunião e finaliza usando esta máxima do escritor Fernando Sabino: “No fim tudo dá certo, e se não deu certo é porque ainda não chegou ao fim”.

quinta-feira, 14 de junho de 2012


CONVITE



A ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSORA JOANA MARQUES BEZERRA CONVIDA AOS SENHORES PAIS A SE FAZEREM PRESENTES EM REUNIÃO QUE REALIZAR-SE-Á NESTA SEXTA-FEIRA, DIA 15 DE JUNHO ÀS 14h (duas da tarde) EM SUAS DEPENDÊNCIAS. NA OCASIÃO, DAREMOS INFORMES IMPORTANTES, SERÁ APRESENTADO O RENDIMENTO DO 1º BIMESTRE, PRESTAÇÃO DE CONTAS DE RECURSOS FINANCEIROS E SERÁ REALIZADA ASSINATURA DE BOLETINS. CONTAMOS COM A PRESENÇA DE TODOS.

Agradece,
A direção.

terça-feira, 12 de junho de 2012

O novo perfil do professor

Diferentes demandas se apresentam hoje como essenciais para quem está à frente de uma sala de aula

Em 2008, a consultoria norteamericana McKinsey elaborou um estudo compilando o que os países com melhor desempenho em Educação fazem para atingir a excelência. Selecionar os melhores professores está entre as conclusões do trabalho, medida que começa a ser levada a sério pelo Brasil. Para estabelecer parâmetros de qualidade na hora de escolher quem vai lecionar para nossas crianças, o Governo Federal está criando o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente, que deve, em 2011, servir de referência para a contratação na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental em todo o país.

O projeto inclui uma lista com 20 características que todo profissional de Educação deve ter. NOVA ESCOLA reagrupou essas habilidades na reportagem Seis características do professor do século 21, ilustrada com depoimentos de profissionais que já as desenvolveram. Vindos de diferentes pontos do país, eles explicam como o aprimoramento é importante em sua prática. "Para promover a aprendizagem dos alunos, é fundamental desenvolver-se continuamente: olhar para a própria trajetória profissional, perceber falhas, saber o que ainda falta aprender e assumir o desafio de ser melhor a cada dia", resume Angela Maria Martins, doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pesquisadora da Fundação Carlos Chagas (FCC).

De fato, não é mais possível dar aulas apenas com o que foi aprendido na graduação. Ou achar que a tecnologia é coisa para especialistas. Trabalhar sozinho, sem trocar experiências com os colegas, e ignorar as didáticas de cada área são outras práticas condenadas pelos especialistas quando se pensa no professor do século 21. Planejar e avaliar constantemente, acreditando que o aluno pode aprender, por outro lado, é essencial na rotina dos bons profissionais.

Essa nova configuração no perfil profissional está embasada em medidas governamentais e em pesquisas sobre a prática docente e o desenvolvimento infantil."Antes, achávamos que a principal função do professor era passar o conhecimento aos alunos. Jean Piaget, Lev Vygotsky e outros estudiosos mostraram que o que realmente importa é ser um mediador na construção do conhecimento e isso requer uma postura ativa de reflexão, autoavaliação e estudo constantes", diz Rubens Barbosa, da Universidade de São Paulo (USP).

Tudo isso, é claro, porque os alunos também não são os mesmos de décadas atrás - longe disso. Com a democratização do acesso à internet, no fim dos anos 1990, passamos a ter nas escolas crianças que interagem desde cedo com as chamadas tecnologias de informação e comunicação, o que exige um olhar diferente sobre o impacto disso na aprendizagem. Finalmente, não podemos nos esquecer de que esses estudantes conectados têm uma relação diferente com o tempo e com o mundo, o que coloca desafios para a docência. A boa notícia é que há muita gente encarando esse novo mundo nas escolas.
20 qualidades do professor ideal

Ao listar características de bons professores, o Referencial para o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente reconhece que nem todos podem ser avaliados por provas.



O docente ideal:

1. Domina os conteúdos curriculares das disciplinas.
2. Tem consciência das características de desenvolvimento dos alunos.
3. Conhece as didáticas das disciplinas.
4. Domina as diretrizes curriculares das disciplinas.
5. Organiza os objetivos e conteúdos de maneira coerente com o currículo, o desenvolvimento dos estudantes e seu nível de aprendizagem.
6. Seleciona recursos de aprendizagem de acordo com os objetivos de aprendizagem e as características de seus alunos.
7. Escolhe estratégias de avaliação coerentes com os objetivos de aprendizagem.
8. Estabelece um clima favorável para a aprendizagem.
9. Manifesta altas expectativas em relação às possibilidades de aprendizagem de todos.
10. Institui e mantém normas de convivência em sala.
11. Demonstra e promove atitudes e comportamentos positivos.
12. Comunica-se efetivamente com os pais de alunos.
13. Aplica estratégias de ensino desafiantes.
14. Utiliza métodos e procedimentos que promovem o desenvolvimento do pensamento autônomo.
15. Otimiza o tempo disponível para o ensino.
16. Avalia e monitora a compreensão dos conteúdos.
17. Busca aprimorar seu trabalho constantemente com base na reflexão sistemática, na auto avaliação e no estudo.
18. Trabalha em equipe.
19. Possui informação atualizada sobre as responsabilidades de sua profissão.
20. Conhece o sistema educacional e as políticas vigentes.