BOAS VINDAS

SEJAM BEM-VINDOS AO BLOG DA ESCOLA JOANA MARQUES BEZERRA.OBRIGADO PELA VISITA.

sábado, 27 de abril de 2013

ESCOLAS JOANA MARQUES E MARIA EDILCE REALIZAM INTERCÂMBIO


A escola Joana Marques da praia de Barreiras e Maria Edilce da comunidade de Melancias, ambas  pertencentes a rede de ensino municipal de Icapuí realizaram nesta sexta-feira, dia 26 de abril, um intercâmbio desportivo. A iniciativa objetiva a interação, socialização e desenvolvimento das capacidades múltiplas dos educandos.

Na oportunidade, os alunos das duas escolas participaram de atividades como FUTSAL, XADREZ, TÊNIS DE MESA E ESPIRIBOL. O esporte, além de proporcionar oportunidade de integração é uma atividade que contribui para a saúde e o prazer do educando de permanecer na escola. E mais do que isso, o esporte ocupa a mente das crianças e jovens educando-os e preparando-os para uma vida saudável, longe das drogas, colaborando na construção de novos valores e de novas atitudes.

Durante as atividades,os alunos mostravam grande entusiasmo, alegria e, sobretudo, talentos que precisam ser potencializados, valorizados por toda comunidade educativa. Um Projeto Político Pedagógico que busca a integralidade da pessoa humana e é capaz de enxergar além da dimensão intelectual, não pode e não deve ignorar as práticas desportivas e culturais. O ser humano é por sua natureza um ser social, embuido de sentimentos, emoções, capacidades que precisam ser educados a fim de garantir a formação de uma personalidade sólida e cidadã.

É com essa visão de formação integral do cidadão que o PPP da escola Joana Marques assume a relevante missão: "Oferecer um ensino de qualidade para a formação inteira do ser humano de forma integrada com a comunidade".

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Palestra

ESCOLA JOANA MARQUES NA PREVENÇÃO CONTRA AS DROGAS


A Escola de Ensino Fundamental Professora Joana Marques Bezerra realizou nesta segunda-feira, dia 22 de abril, uma palestra de prevenção contra o uso de drogas. A atividade é uma das ações do Programa Saúde na Escola-PSE.

Na ocasião, a enfermeira Rosane conduziu o processo de mediação entre alunos do 7º e 8º anos do Ensino Fundamental. Na próxima semana será a vez dos alunos do 6º e 9º anos. O diretor da instituição, o Sr. Antônio José da Costa esteve acompanhando toda a palestra e colaborando nas discussões.

A escola está em processo de reconstrução do seu PPP nos moldes da Coordenadoria Estadual de Formação de Executores Escolares da Educação Básica-CEFEB e busca no seu novo Projeto Político Pedagógico fomentar projetos educativos de incentivo a leitura, de inclusão digital, de preservação ambiental e de prevenção e combate ao uso de drogas.

As drogas estão cada vez mais sendo disseminadas e os nossos jovens, adolescentes precisam, mais do que nunca, de projetos que os envolvam, que os eduquem na perspectiva da prevenção, da sociabilidade, dos valores e de uma mentalidade sustentável, cidadã e humana.

Finalmente, a sociedade precisa mais do que ações pontuais, momentâneas, precisa de projetos capazes de educar consciências continuamente e formar o cidadão preparado para enfrentar os desafios da vida. A escola não pode e nem deve se esquivar desse papel que lhe é peculiar, pois a sua função social perpassa também pela responsabilidade de caminhar na contramão das intempéries da sociedade e promover condições para que seus agentes tomem consciência do mundo no qual estão inseridos. E assim sendo, possam intervir em prol de sua melhoria, de sua transformação.