BOAS VINDAS

SEJAM BEM-VINDOS AO BLOG DA ESCOLA JOANA MARQUES BEZERRA.OBRIGADO PELA VISITA.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA

CERIMÔNIA DE POSSE DOS GRÊMIOS ESTUDANTIS

MANDATO DE 2012-ALGUMAS IMAGENS









Parabéns garotos e garotas, jovens estudantes, a E.E.F.PROFª JOANA MARQUES BEZERRA festeja com vocês esse solene e importante momento. Juntos, somos mais fortes!!!


7 DE SETEMBRO: SOMOS INDEPENDENTES?
Crescemos com a história representada pela famosa imagem abaixo onde o 'nosso herói',  Dom Pedro I, num ato de coragem e amor ao Brasil grita INDEPENDÊNCIA OU MORTE, segundo conta a história em 07/09/1822.

Para contestar essa versão, onde é dito que o Brasil se tornou, naquela data, independente, poderia citar historiadores que dizem que não foi dessa forma que ocorreram os fatos, ou que expulsamos por completo de soldados de Portugal apenas em 02 de Julho de 1823, na independência da Bahia, que o nosso imperador era nascido em Portugal e não no Brasil, que os negros estavam naquela data longe de sua independência, dentre outros fatos. No entanto vou dar um salto de 189 anos e pensar no presente: HOJE, SOMOS INDEPENDENTES?

Sinceramente como negro, não me sinto independente ao ver um olhar desconfiado de que um negro que anda normalmente pela cidade pode ser um possível assaltante, consequência do fato de que após a abolição da escravatura fomos postos a margem da sociedade e até hoje são claras as consequências disto. Será que homossexuais sentem-se independentes ao ver notícias de agressões e mortes por conta de homofobia? E as tantas mulheres que apanham de seus maridos são independentes? As crianças que vivem nas ruas e desde cedo se iniciam no consumo e no tráfico de drogas são independentes? Ficar horas em filas, morrer em hospitais com péssimas condições, pagar CPMF(imposto da saúde) e os altos valores de plano de saúde é um status de um cidadão independente?

Será que a necessidade de realização de vestibulares com uso de cotas para estudantes de colégio públicos, por conta das péssimas condições nas mesmas em nosso país, é um sinal de que somos independentes? Aqueles que não têm acesso a educação para não terem o discernimento de notarem que estão votando em políticos corruptos, são independentes?  Os poucos parlamentares com caráter e que tentam, sem sucesso, tomar medidas para melhorar o país, mas são impedidos por interesses partidários, são independentes?

A triste realidade é que somos 'escravos assalariados', que enriquecem o bolso de uma minoria que se mantém graças à ignorância e comodismo da população, que paga muitos impostos e não tem o retorno merecido, passando a adquirir outros serviços particulares com uma qualidade um pouco melhor, mas que ainda assim não condiz com o valor pago. A grande diferença é que ao contrário dos escravos de antigamente, nós temos total capacidade de soltar a voz, ir às ruas e lutar por nossos direitos. Quando digo isso não falo em protestos isolados que temos visto com duzentas ou quinhentas pessoas, em pleno século XXI é mais que possível uma grande mobilização de todo país, assim como no movimento das diretas onde apesar de alguns dos principais grupos de comunicação do país terem ignorado o movimento, a nação inteira se uniu, foi as ruas e recuperou a democracia que novamente estamos perdendo.
E.E.F.PROFª JOANA MARQUES BEZERRA

ANIVERSÁRIO COLETIVO MESES DE JULHO E AGOSTO

ALGUMAS IMAGENS:







Parabéns aos aniversariantes dos meses de julho e agosto: Abilene, Lúcia Helena e Ilná.
Que Deus vos ilumine sempre!!!