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quarta-feira, 1 de maio de 2013

Comunidade educativa Joana Marques Bezerra reconstrói Projeto Político Pedagógico



A escola Joana Marques Bezerra localizada na Praia de Barreiras de Cima, município de Icapuí, reuniu nesta terça-feira, dia 30 de abril, professores, alunos, conselheiros, pais e demais funcionários da instituição para fomentar discussão sobre o PPP nos moldes da Coordenadoria Estadual de Formação de Executores Escolares da Educação Básica-CEFEB.

Na oportunidade, o diretor da escola o Sr. Antônio José da Costa iniciou a reunião destacando a importância do PPP quando este se torna uma célula viva, um coração pulsante não enfiado numa gaveta, mas nas mãos de cada ator responsável pela sua construção, execução e avaliação. Para o diretor da instiuição, o documento, numa visão democrática do ensino, deve ser fruto de um processo de discussão coletiva, participativa, considerando a realidade local com todas as suas dificuldades e possibilidades como ponto de partida, para a partir de um plano de intenções, transformá-la. Assim sendo, o PPP objetiva organizar a vida da escola nas suas diferentes dimensões, por exemplo, físico-estrutural, pedagógica, administrativa, relacional. É um documento que se constitui num norte, numa bússola de um todo organizado sabendo de onde está partindo e para onde vai. A escola sem um PPP vivo, dinâmico, prático é um barco a deriva flutuando num oceano de desafios ignorados e adormecidos.

Nesse sentido, os diferentes atores e autores dessa construção coletiva devem se sentir parte integrante e, portanto, responsáveis por esse processo sócioeducativo que deve sempre apontar para a melhoria do ensino. O ensino de qualidade que tanto se anuncia e que deve ser capaz de formar o cidadão crítico, participativo, atuante, preparado para descortinar a realidade no qual está inserido, intervindo em favor de sua tranformação. É uma ferramenta que deve se contrapor a toda e qualquer forma de desigualdade, exclusão, primando por princípios democráticos de cidadania e contribuindo para a emancipação do ser humano. Considerado sob esse prisma, o Projeto Político Pedagógico não pode e nem deve ser um instrumento de gaveta sob pena de colocar o processo educativo em favor da ideologia dominante, da formação de um aluno passivo, de uma escola sem norte, de um ensino excludente e alienante.

Finalmente, o PPP precisa não só ser construido ou reconstruido, mas tornar-se um referencial com tamanha relevância, significação no dia-a-dia dos que fazem a educação escolar.Todos os sujeitos envolvidos no processo precisam valorizar mais essa ferramenta participando ativamente de sua construção ou reconstrução, acompanhando o seu desenvolvimento, avaliando a sua prática, resignificando a sua história. E assim sendo, fazer desse instrumento uma célula vital na educação escolar.

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