BOAS VINDAS

SEJAM BEM-VINDOS AO BLOG DA ESCOLA JOANA MARQUES BEZERRA.OBRIGADO PELA VISITA.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Protagonismo Juvenil

Escola Joana Marques  e o protagonismo juvenil


A escola Joana Marques da praia de Barreiras, município de Icapuí, realizou nesta terça-feira, dia 07 de maio reunião com lideranças de classes. O objetivo do encontro é estimular e fortalecer o protagonismo juvenil dentro e fora do espaço escolar.

Na oportunidade, o representante da Secretaria Municipal de Educação e Cultura Wellington de Lima conduziu a pauta da reunião que destacava os seguintes pontos: Informes sobre a 4ª Conferência pelo Meio Ambiente; Formação da Comissão do Meio Ambiente e Qualidade de Vida-COM-VIDA; escolha de representação de alunos para compor o Conselho Escolar; escolha do nome para o grêmio da escola e reconstrução e aprovação do estatuto da entidade estudantil.

Os alunos participaram desse momento fazendo as suas intervenções com perguntas oportunas, pedindo esclarecimentos sobre os assuntos discorridos e apresentando proposição diante da reconstrução do estatuto do grêmio. 

A escola se mobiliza com o lançamento das chapas pro grêmio. Três chapas já foram apresentadas e as propostas de ambas serão defendidas em uma assembléia com alunos do 6º ao 9º anos que deve acontecer em breve. A eleição para o novo grêmio já tem data marcada será no dia 14 de maio do corrente ano. Enquanto não chega o dia da votação, os alunos das três chapas fazem a sua campanha garimpando voto para cada chapa. 

Por fim, o protagonismo juvenil é um exercício de cidadania e a escola entende e incentiva o seu fomento como uma oportunidade de construir valores, atitudes saudáveis e, sobretudo, educar para a formação de um aluno participativo, de uma inserção consciente no meio sócio-político. Garotos e garotas, nas palavaras do saudoso Paulo Freire, "A leitura de mundo precede a leitura da palavra". Vamos em frente!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário