BOAS VINDAS

SEJAM BEM-VINDOS AO BLOG DA ESCOLA JOANA MARQUES BEZERRA.OBRIGADO PELA VISITA.

terça-feira, 10 de abril de 2012


FAMÍLIA

5 desvantagens de comemorar o Dia das Mães na escola

Saiba quais são os pontos negativos da festa de Dia das Mães na escola


10/04/2011 15:02
Texto Lígia Menezes
Educar
Foto: Se a mãe não puder ir à festa, a criança pode ficar frustrada
Se a mãe não puder ir à festa, a criança pode ficar frustrada
1. Exploração comercial: "algumas escolas podem se aproveitar da data comemorativa para vender presentes e promover eventos caros, como jantares e comemorações em bufês", adverte a psicóloga educacional Rosângela Cabrera. Para não cair nessa, antes de aceitar participar da comemoração, certifique-se de como (e onde) será.


2. A festa pode virar obrigação: se não houver uma conversa com a criança, para decidir se vão ou não comemorar o dia na escola (caso não seja obrigatório), corre-se o risco de a criança ver o evento como uma obrigação e ele se tornar chato - principalmente para as mais velhas.


3. Pode causar frustração na criança: caso os pais não possam ir à comemoração e o filho desejar muito, ele pode se sentir desestimulado, afinal, participou de um processo enorme de criação do evento (geralmente é feito com semanas de antecedência). Mas é claro que essa decepção vai depender de como os pais passam suas mensagens para os filhos. "O resultado só será prejudicial à criança se os pais não souberem conduzir o processo. Para meus filhos, por exemplo, digo que todos os dias é Dia dos Pais e das Mães. Não há porque supervalorizar uma data", conta Sebastião Souza, psicólogo clinico e terapeuta familiar, de São Paulo. "Se você fortalecer a autoestima da criança e o vínculo dela com a família, ela aprende a se preservar contra essas chateações", completa o especialista.


4. Pode excluir algumas famílias: as festas feitas em horário escolar podem excluir muitas mães e gerar insatisfação, avisa a pedagoga Isabel Parolin. "A escola deve ser criativa para comemorar as datas de uma forma que ela não seja excludente, como fazer uma exposição dos trabalhos das crianças em mais de um dia, ou festas de fim de semana, fora dos horários comerciais", sugere. O primeiro motivo seria para que a criança não perca aula, afinal, o objetivo principal da escola não é realizar eventos. Segundo, para não excluir ninguém. "É preciso diminuir ao máximo as situações de frustração", diz Isabel.


5. Escolas religiosas podem passar mensagens com as quais a família não concorda: Dias das mães não é um evento religioso, mas dependendo da escola, algumas semanas antes, pode haver algum ensinamento sobre valores religiosos, sim. Se você não concorda com isso, é preciso, antes de matricular seu filho, informar-se sobre a Educação que ele receberá dentro da instituição.

FONTE: http://educarparacrescer.abril.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário