Instituído pela Portaria
Interministerial nº 17/2007, o Programa Mais Educação objetiva garantir a
educação integral para crianças, adolescentes e jovens da Educação Básica
brasileira, ofertando no contraturno escolar atividades socioeducativas desenvolvidas
de acordo com a proposta da Educação Integral, a ampliação da jornada escolar e
organização do currículo.
A proposta
do programa é possibilitar o desenvolvimento integral do indivíduo, entendendo-o
como um ser complexo, constituído de diferentes dimensões, e que por isso
precisa de uma educação que além de entender a sua complexidade e as
necessidades oriundas delas, possa também atendê-las de forma efetiva e eficaz.
O
Programa tem seus princípios norteados, pela crença que através da construção
de uma Educação Integral, e do movimento articulado/ integrado realizado pela
escola, comunidade e família, o programa contribuirá também para a diminuição
das desigualdades educacionais; valorizando a diversidade cultural; protegendo a
criança, o adolescente e o jovem em situação de risco ou exclusão social, assim
como, prevenindo a ruptura de vínculos familiares, como prever o Plano Nacional
de Promoção Proteção e Defesa do Direito de crianças e adolescentes.
Desse modo,
o programa tem suas ações norteadas de forma a integrar diferentes saberes,
conhecimentos, agentes e cenários educativos, métodos e conteúdos que possam
colaborar efetivamente para o desenvolvimento pleno e integral do indivíduo, haja
vista acreditar que por meio dessa integração, é possível construir uma
educação que resulte numa aprendizagem significativa que verdadeiramente
prepare o indivíduo para a vida.
Fonte: http://www.epepe.com.br/Trabalhos/05/C-05/C5-263.pdf
Assim
sendo, a Escola Joana Marques inicia o Programa Mais Educação com 135 crianças
e adolescentes que semanalmente participam de oficinas de capoeira, dança,
brinquedoteca e campo do conhecimento. A comunidade escolar foi chamada a
participar, acompanhar e avaliar os resultados do Programa, que nesse mês de
novembro e dezembro de 2013, encontra-se em fase experimental. Veja outras imagens:
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